Durante a última sessão no plenário da Câmara de Vereadores de Jaru, dia 20, a vereadora Sol de Verão discursou mais uma vez sobre problemas contínuos no Hospital Municipal de Jaru, como falta de médicos e atendimento humanizado com os pacientes, com filas imensas e espera de mais de 6 horas.

“Não adianta ter estrutura boa se falta atendimento humanizado.”

Na semana passada a vereadora trouxe para tribuna denúncias sobre a falta de médicos e especialistas, como pediatra e fonoaudiológo no Hospital Municipal e postinho de saúde, onde o município está passando para o Governo a responsabilidade desses atendimentos, sendo necessário deslocar até Porto Velho para receber tratamento.

Também relatou um caso de vida ou morte de uma gestante que precisava com urgência realizar uma ultrassom obstétrica e aguardou mais de 15 dias, e por sentir dores intensas teve que procurar atendimento particular que só pode pagar por meio de uma “vaquinha solidária” onde comprovou morte fetal nas trompas e que pela demora do atendimento poderia ter lhe custado a vida.

Já nesta segunda feira (20) a queixa se tratou sobre diversas denúncias de ter apenas um médico plantonista para atender toda a demanda hospitalar do final de semana, estando em super lotação e espera de mais de 6 horas, além do grande desrespeito com os pacientes.

A vereadora também expôs o desabafo de uma mãe que relatou a algumas semanas atrás o desrespeito no atendimento de uma enfermeira, no qual precisaram buscar assistência médica fora do município de Jaru e mais uma vez pelo excesso de pacientes e sobrecarga de trabalho.

O debate trouxe a voz de outros vereadores a se manifestarem sobre a situação, como do Vereador Chiquinho da Emater, questionando sobre a estrutura do hospital, se houve melhorias e o que se pode fazer diante dos fatos apresentados, já em defesa o Vereador Renato Cabeleireiro alegou que os problemas em questão são “problemas pontuais”. Agora cabe o posicionamento da Secretaria da Saúde para encontrar um meio de melhorias para a saúde do município que verdadeiramente está um caos de sobrecarga.

Fonte: Discurso da vereadora.