A vereadora Sol de Verão recebeu uma denúncia sobre um cachorro deporte médio que estava sozinho em uma residência, chorando, cheio de moscas e com forte odor na Linha 627, esquina com a Rua Moscou, no Residencial Jardim Europa.
Assim que recebeu a denúncia, a parlamentar entrou em contato com a Presidente do Instituto Vitória dos Animais - IVA, Eliara Alvez, única instituição que resgata animais de rua e/ou abandonados. Foi orientada a entrar em contato com o veterinário Gedeon Nogueira, proprietário da clínica UNIPET e voluntário da instituição.
Ao chegarem ao local, foi possível constatar a veracidade da denúncia. O animal estava sem água, sem alimentos, deitado, com muitas feridas e infestado de parasitas, além de chorar muito e não conseguir levantar-se.
O animal foi resgatado e levado até a clínica veterinária UNIPET para receber os cuidados necessários. Após a higienização completa e retirada de todas as larvas, os exames preliminares indicaram desnutrição, além de teste positivo para cinomose, uma doença grave e infecciosa.
Infelizmente, nesta tarde, o animal não resistiu à doença e aos ferimentos e faleceu.
Vale lembrar que o município de Jaru não possui um Centro de Zooneses para atender animais em situação de rua ou abandonados. Por isso, o trabalho do Instituto Vitória dos Animais – IVA e seus voluntários é tão importante e necessário. Frequentemente é possível ver o instituto realizando bingos e vaquinhas para custear tratamentos, remédios e rações.
Segundo a vereadora Sol de Verão, o caso foi repassado ao Delegado Dr. Salomão de Matos e uma ocorrência policial foi registrada na Delegacia da Polícia Civil de Jaru para responsabilizar os proprietários da residência. “Infelizmente existem muitos casos como esse, e nem sempre temos a sorte de chegar a tempo. É triste quando não conseguimos salvar. Infelizmente esse grandão acabou pagando pela crueldade e irresponsabilidade de seus donos. Agradeço tanto ao IVA quanto à Clínica UNIPET por todo apoio e esforço”, destacou a parlamentar.
De
acordo com o veterinário Gedeon, o animal encontrava-se muito fraco e com
muitas feridas pelo corpo. “Realizamos a higienização completa, retiramos todas
as larvas, medicamos e coletamos sangue para uma bateria de exames.
Infelizmente chegamos um pouco tarde e ele veio a óbito esta tarde, mas
seguiremos na luta, sempre colaborando como for possível”, frisou Gedeon.